
Os estudos de traços de caráter tiveram início, com a curiosidade do psicanalista Wilhelm Reich sobre como as traumatizações emocionais podem afetar e moldar o corpo de uma pessoa.
Os traumas emocionais trazidos por ele são:
Rejeição
Abandono
Manipulação
Humilhação
Traição, troca ou exclusão
Que em sua obra “Análise do Caráter”, escrita em 1949, traz de maneira clara o conceito que a nossa mente é elemento que constitui e interfere na formação fisiológica do nosso corpo.
E baseado neste estudo Alexander Lowen (1982) desenvolve uma tipologia de Caráter Neurótico, trazendo as nomenclaturas e a divisão para os traços desenvolvidos a cada trauma emocional citado acima:
Esquizoide
Oral
Psicopático
Masoquista
Rígido
Assim sendo podemos dizer que de acordo com a traumatização sofrida por cada indivíduo na sua infância tem a formação de seu traço de caráter, que nada mais é que o mecanismo de defesa que sua psique desenvolver para lidar com a dor sentida, trazendo recursos para a pessoa que poderá ser usado no decorrer de sua vida em cada situação semelhante.
Exemplos práticos:
A pessoa que tem como dominante o traço Esquizoide se sentiu no útero de sua mamãe que seu mundo o rejeitava, e por isso desenvolveu a capacidade de permanecer e explorar o seu mundo interno, sua mente e na sua vida adulta apresenta ser uma pessoa extremamente racional, criativo e que não precisa de tanta socialização. E traz consigo o medo da rejeição e pode ser uma pessoa mais introvertida.
Quando falamos de alguém onde o traço predominante é o Oral, estamos dizendo que no período da amamentação esta pessoa se sentiu abandonada. E este bebê percebe que o quanto mais ele utilizava-se da sua fofura e o seu poder vocal (choro forma de comunicação possível na faze) mais pessoas estariam ao redor dele e aquela sensação de abandono seria menor, sendo assim na vida adulta esta pessoa apresenta uma facilidade em se comunicar, adora estar rodeado de pessoas e tem um poder de acolhimento gigantesco, mas o seu maior medo ainda é de ser abandonado e por isso pode se mostrar dependente de pessoas e coisas.
Se formos falar de alguém onde o traço predominante é o Psico (forma mais carinhosa de chamar o traço identificado por Lowen como psicopático) estaremos falando de um bebê que no momento em que começou a explorar o mundo na fase em que os bebês começam a engatinhar, se sentiu manipulado percebendo que as pessoas só o agradam pelo que ele pode dar a ela. Então na sua vida adulta demonstra ser alguém com altas habilidades de negociar e liderar. Mas ainda traz consigo o medo da dor da manipulação e dessa forma confiar nos outros é sempre um desafio.
E falando de uma pessoa com o seu traço predominante sendo Masoquista (carinhosamente chamado de Masoca) podemos dizer que no momento que essa criança estava no período do desfralde ela sentiu a dor da humilhação e com isso em sua vida adulta demonstra a habilidade e preocupação de fazer sempre da melhor maneira, sendo extremamente organizado perfeccionista e detalhista. Porém ainda tem medo de ser humilhado novamente e por isso pode ser uma pessoa que não demonstra sentimentos e nem compartilha seus pensamentos e ideias.
E para concluirmos falaremos das pessoas que tem o traço de caráter Rígido com predominância, onde essa criança no período de descobrimento da sexualidade se sentiu, traído trocado o excluído pelo progenitor do sexo oposto e sua vida adulta podemos perceber que sempre quer ser o melhor, sendo altamente eficiente e competitivo, mas dentro de si ainda permanece a dor de ser traído/trocado/excluído novamente e desta forma tenha uma dificuldade grande de se relacionar e se entregar para relacionamentos e sofre com a necessidade de querer estar sempre no controle de tudo.